Pesquisar este blog

"EM CONSTRUÇÃO, BLOG GANHANDO SUAS ÁREAS, SEUS PRIMEIROS TEXTOS, LOGO SEUS PRIMEIROS SONS E FRUTOS!!!"

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ENDORSEMENT - Endorser e Endorsee


Endorsement - Introdução

O que é ENDORSEMENT? Endosso ou patrocínio, é a relação em busca de resultados benéficos mutuamente para ENDORSER (empresa/patrocinador) e ENDORSEE (profissional/patrocinado). Desenvolvem conjuntamente produtos e serviços perante as exigências profissionais, de mercado e novas tendências.
Pratica que se distorce principalmente em nosso setor, a “Musica”, por despreparo em ambos os lados, dentre os profissionais/artistas e empresas/importadores, por falta de conhecimento de direitos e deveres diante a pratica do endorsement, artistas buscando auto promoção através de grandes empresas e/ou exibição de diversas marcas como em um carro de corrida ou time de futebol, por parte das empresas em profissionais sem qualificação que acabam por promover a banda de garagem, trabalho de amigos ou por benefício próprio.
Para entender melhor o endorsement precisamos observar melhor esta prática na relação entre endorser e endorsee.

O endorser procura em seu patrocinado não só alguém para divulgar sua marca e aumentar o alcance de sua empresa/produto, mas também profissionais/artistas que possa lhe oferecer um feedback qualificado sobre produtos, serviços, aceitação comercial, novas possibilidades de atuação e desenvolvimento destes. Através da exposição e utilização do material fornecido pelo endorsee em seus trabalhos cd’s, dvd’s, shows, aulas, workshops. Onde são analisados e coletados pelo artista e equipe endorser dados de desempenho sobre os produtos e serviços essenciais para seu desenvolvimento e manutenção. Contendo em seu cartel de endorsees, profissionais com atividades diferentes (showmans, professores, luthiers de manutenção, músicos de apoio e de estúdio) levando o produto/serviços a mais experiências e aumentando sua gama de dados sobre seus desempenhos. Alguns retornando mais dados, outros expondo mais a marca, mas todos colaborando mutuamente para desenvolvimento profissional, industrial e cultural dos envolvidos, sejam artistas, marcas ou consumidores.

Ao endorsee o patrocínio é importante por sua paixão pelo instrumento/produto, por participar diretamente do desenvolvimento das ferramentas e serviços voltados ao seu trabalho, influenciando e inspirando novos artistas e profissionais. O endorser ainda colabora com o artista para juntos viabilizarem as mais diversas condições de utilização dos produtos e serviços em shows por diversos lugares, gravações de cd, dvd, ao vivo ou em estúdio assim levantando dados e característica importantes para se ter um produto competitivo e definir linhas de produtos/serviços para diferentes condições. O endorsee amparado por uma empresa tem condições de sempre estar bem equipado para as atividades de seu trabalho contando com uma equipe e um cuidado especial para que seu instrumento seja aquilo que busca e oque a empresa deseja oferecer.

Assim chegamos à conclusão que na pratica do endorsement o endorsee deve além de expor marca e produto, ter ou obter certo conhecimento do seu instrumento e atuações para poder retornar melhor dados ao endorser e expor Marca/Produtos de maneira eficiente. Enquanto o patrocinador busca este feedback de seu produto e exposição da Marca/Produtos através do trabalho e reconhecimento dos artistas pelas mídias e publico consumidor, estampando sua marca e produtos nos trabalhos desenvolvidos e relacionando o artista e seu trabalho a empresa/produto, criando uma identidade maior junto ao publico.

O artista precisa do endosoo para comprovar ser um bom profissional? São poucos os casos onde o artista e trabalho, representam e exibem a identidade da empresa como B.B. King e suas Gibson’s, Luiz Gonzaga e suas Hohner’s. Ao mesmo tempo onde grandes nomes não tiveram exposição junto a Marcas de renome, como Bach, Mozart entre outros. Identidade muita vezes só a mostra dentro do circulo profissional, perdendo a oportunidade, de com esta relação alcançar patamares maiores para exposição, desenvolvimento e crescimento dos trabalhos. O Endorsee influência direta e indiretamente a indústria em torno do seu trabalho. Diretamente sendo endossado e indiretamente sem contar com este apoio, mas com seu trabalho levando ao consumo do produto/serviço.

Paulo Eduardo – Julho/2014

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

INTRODUÇÃO


E lá vamos nós!!! 

A primeira postagem neste blog,
que visa disseminar a cultura, tirar dúvida ensinar e aprender com seus leitores/colaboradores cada dia mais um pouco mais sobre este nosso pequeno grande instrumento "a Gaita" de diversos nomes... formatos... timbres... cores... de diversos estilos e de vários povos, da elite, da rua, da contribuição de cada um a este mundo que hoje precisa de um pouco mais de música da alma.... musica do sentir... do coração... do viver!!!

Os nomes deste nosso respirar musical? 
Realejo, assim ficou muito conhecida no nosso país principalmente na região nordeste onde encontramos grandes mestres de sonoridades e peculiaridades únicas que encantam a todos que se permitem alcançar pelo timbre emitido de amago de cada musico de alma. Harp, harmônica (este talvez ai nosso nome oficial rs), gaita de beiços, gaita de boca, gaita blues, para nossa estrela de carisma, que é nossa gaita diatônica, também chamada de Mississípi-saxofone pelos negros do  Mississípi que como eu queriam um saxofone mas não tinham o poderio financeiro para tal na gaita encontraram uma opção e uma paixão que foi além de qualquer outro instrumento, gaita de chave, a envolvente gaita cromática, e utilizando das palavras de um dos Mestres neste instrumento o Grande Maestro Rildo Hora de sonoridade lúdica que nos faz adentrar ao cenário ao qual a musica nos apresenta.  
Se lembrarem de outro nomes, favor comentar e vamos montar uma lista com nomes e apelidos que representam este mundo de culturas reunidas neste instrumento.

Oque mais encontrar no Gaita em Pauta - Brasil, aqui quero prestar homenagem a estes grandes nomes que fizeram a historia da harmônica não só no Brasil mas no mundo. Na busca de inspirar na história e jornada de cada mestre para quem já esta dando seus passos e para quem deseja iniciar. Muitos nomes e histórias como o já aqui sitado Rildo Hora "o Maestro", Ulysses Cazallas "o Arquiteto do Vento", Vasco Faé "o Homem Banda", Eduardo Nadruz nosso grande "Edu da Gaita", Flávio Guimarães, Sergio Duarte percursores da gaita blues e muitos mais a compor essa gama de monstros (isso só citando Brasil rs),  muitas matéria, pesquisa, dicas, estudos, videos, sons, testes.

Bem vindos a um mundo de muita musica, de sons ecléticos, de sonhos e realizações, de conhecimento e estudos, bem vindo a barca da gaita no Brasil.

Abraço muito som e até as postagens!!!




Paulo E. Silva