Endorsement - Introdução
O que é ENDORSEMENT? Endosso ou patrocínio, é a relação em busca de resultados benéficos mutuamente para ENDORSER (empresa/patrocinador) e ENDORSEE (profissional/patrocinado). Desenvolvem conjuntamente produtos e serviços perante as exigências profissionais, de mercado e novas tendências.
Pratica que se distorce principalmente em nosso setor, a “Musica”, por despreparo em ambos os lados, dentre os profissionais/artistas e empresas/importadores, por falta de conhecimento de direitos e deveres diante a pratica do endorsement, artistas buscando auto promoção através de grandes empresas e/ou exibição de diversas marcas como em um carro de corrida ou time de futebol, por parte das empresas em profissionais sem qualificação que acabam por promover a banda de garagem, trabalho de amigos ou por benefício próprio.
Para entender melhor o endorsement precisamos observar melhor esta prática na relação entre endorser e endorsee.
O endorser procura em seu patrocinado não só alguém para divulgar sua marca e aumentar o alcance de sua empresa/produto, mas também profissionais/artistas que possa lhe oferecer um feedback qualificado sobre produtos, serviços, aceitação comercial, novas possibilidades de atuação e desenvolvimento destes. Através da exposição e utilização do material fornecido pelo endorsee em seus trabalhos cd’s, dvd’s, shows, aulas, workshops. Onde são analisados e coletados pelo artista e equipe endorser dados de desempenho sobre os produtos e serviços essenciais para seu desenvolvimento e manutenção. Contendo em seu cartel de endorsees, profissionais com atividades diferentes (showmans, professores, luthiers de manutenção, músicos de apoio e de estúdio) levando o produto/serviços a mais experiências e aumentando sua gama de dados sobre seus desempenhos. Alguns retornando mais dados, outros expondo mais a marca, mas todos colaborando mutuamente para desenvolvimento profissional, industrial e cultural dos envolvidos, sejam artistas, marcas ou consumidores.
Ao endorsee o patrocínio é importante por sua paixão pelo instrumento/produto, por participar diretamente do desenvolvimento das ferramentas e serviços voltados ao seu trabalho, influenciando e inspirando novos artistas e profissionais. O endorser ainda colabora com o artista para juntos viabilizarem as mais diversas condições de utilização dos produtos e serviços em shows por diversos lugares, gravações de cd, dvd, ao vivo ou em estúdio assim levantando dados e característica importantes para se ter um produto competitivo e definir linhas de produtos/serviços para diferentes condições. O endorsee amparado por uma empresa tem condições de sempre estar bem equipado para as atividades de seu trabalho contando com uma equipe e um cuidado especial para que seu instrumento seja aquilo que busca e oque a empresa deseja oferecer.
Assim chegamos à conclusão que na pratica do endorsement o endorsee deve além de expor marca e produto, ter ou obter certo conhecimento do seu instrumento e atuações para poder retornar melhor dados ao endorser e expor Marca/Produtos de maneira eficiente. Enquanto o patrocinador busca este feedback de seu produto e exposição da Marca/Produtos através do trabalho e reconhecimento dos artistas pelas mídias e publico consumidor, estampando sua marca e produtos nos trabalhos desenvolvidos e relacionando o artista e seu trabalho a empresa/produto, criando uma identidade maior junto ao publico.
O artista precisa do endosoo para comprovar ser um bom profissional? São poucos os casos onde o artista e trabalho, representam e exibem a identidade da empresa como B.B. King e suas Gibson’s, Luiz Gonzaga e suas Hohner’s. Ao mesmo tempo onde grandes nomes não tiveram exposição junto a Marcas de renome, como Bach, Mozart entre outros. Identidade muita vezes só a mostra dentro do circulo profissional, perdendo a oportunidade, de com esta relação alcançar patamares maiores para exposição, desenvolvimento e crescimento dos trabalhos. O Endorsee influência direta e indiretamente a indústria em torno do seu trabalho. Diretamente sendo endossado e indiretamente sem contar com este apoio, mas com seu trabalho levando ao consumo do produto/serviço.
Paulo Eduardo – Julho/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário